Segunda, 17 de Janeiro de 2022 04:13
Anúncio
Política Ação social

Salvador: Matatu de Brotas ganha Unidade de Acolhimento Institucional

Administrada pela Fundação Cidade Mãe (FCM), a estrutura foi entregue nesta segunda-feira , com as presenças do prefeito Bruno Reis e da presidente da FCM, Isabela Argolo, dentre outros gestores municipais.

06/12/2021 11h11
67
Por: Adan Nascimento Fonte: Secom Prefeitura de Salvador
Betto Jr./Secom/Prefeitura de Salvador
Betto Jr./Secom/Prefeitura de Salvador

Uma nova Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) para crianças e adolescentes foi instalada pela Prefeitura na 2ª Travessa Gersino Coelho, 2, em Matatu de Brotas. Administrada pela Fundação Cidade Mãe (FCM), a estrutura foi entregue nesta segunda-feira (6), com as presenças do prefeito Bruno Reis e da presidente da FCM, Isabela Argolo, dentre outros gestores municipais.

 

O local possui capacidade de atendimento para até 20 crianças e adolescentes, sendo dez meninas entre 8 e 18 anos e dez meninos entre 8 e 14 anos, encaminhados pela 1ª Vara da Infância e Juventude, devido à impossibilidade de continuarem com as famílias em virtude de algum tipo de violação de direitos. Os acolhidos permanecem no local até serem inseridos na família de origem, extensa ou adoção.

 

Na entrega da UAI, o prefeito destacou a vocação da gestão para a questão social, ressaltando que a rede será ampliada para atender um público maior. "A meta é criar mais duas unidades como esta, alcançando o total de 120 vagas. A FCM possui diversos equipamentos, a exemplo dos Centros de Convivência, que atendem cerca de 400 crianças por unidade, realizando atividades no contraturno das aulas. Hoje, temos cinco centros e chegaremos a dez ainda nesta gestão, passando a ser uma das maiores redes do país, atendendo até 4 mil crianças”, declarou Bruno Reis.

 

Funcionamento – No local, crianças e adolescentes desenvolvem atividades lúdicas, escolares e de lazer, programadas pela equipe pedagógica, quando não estão na escola ou em cursos culturais e/ou profissionalizantes. Além disso, a depender das necessidades de cada acolhido, são promovidos acompanhamentos individuais e ou em grupo para discussões de demandas da própria infância/adolescência, além de questões familiares e comunitárias e o processo de reinserção do jovem na sociedade.

 

O ambiente foi criado como se fosse um verdadeiro lar, para despertar nos acolhidos o sentimento de pertencimento, além de auxiliá-los na reconstrução de valores e princípios para minimizar os impactos da violação que tenham sofrido. Com dois pavimentos (térreo e primeiro andar), o espaço conta com sala de estar, cozinha, banheiro, quatro quartos, varanda e área de serviço.

 

A presidente da FCM, Isabela Argolo, destacou as novas características presentes na unidade do Matatu, lembrando que, a partir de agora, as demais sedes do tipo seguirão o mesmo modelo. "Esta UAI chega com alegria e expectativa, pois caracterizamos o espaço como um lar, pensando no acolhimento, pois esta gestão tem um olhar voltado para a ação social e é dessa forma que vamos inaugurar as demais estruturas. Retirando a cara de instituição e trazendo uma cara de lar, com aconchego, para buscar a transformação e conduzir essas pessoas ao sonho de uma nova realidade".

 

Salvador possui outras três UAIs geridas pela FCM, que ficam localizadas no Jardim Baiano, Bonocô e Boca do Rio. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias