Diversas personalidades e instituições foram condecoradas, neste sábado (01), com a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, a mais alta honraria do estado. O título é uma homenagem à atuação destacada em prol da garantia das liberdades públicas, e faz parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, que transcorre neste domingo (2). A cerimônia, ocorrida no Palácio da Aclamação, em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com ele, esta é uma forma de os baianos prestarem reverência aos bons exemplos da história. “Este ano, estamos fazendo um conjunto de atividades para que não esqueçamos daqueles que construíram a independência, a autonomia, a soberania do Brasil. E uma delas é medalhar as pessoas que têm histórico de fortalecimento da história da independência do Brasil na Bahia. Temos uma história de resistência e ela não pode ser apagada”, destacou Jerônimo.
As honrarias do Grau Comendador foram concedidas ao senador Otto Alencar, aos ex-governadores César Borges, Paulo Souto e João Durval Carneiro, à ministra da Cultura, Margareth Menezes, e ao cantor e compositor Mateus Aleluia, além de Bembé do Mercado, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e da Academia de Letras da Bahia. Na categoria Grau de Cavaleiro, foram condecorados Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital Aristides Maltez, Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, Esmeralda Maria de Oliveira, Creusa Maria Oliveira, Jaqueline Góes de Jesus, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, além da Convenção Batista Baiana.
Creusa Maria de Oliveira, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, foi uma das condecoradas. Para ela, uma grande emoção ter a atuação reconhecida. “A gente sempre participa do 2 de julho, uma data histórica e muito importante para história da Bahia e do Brasil. E ser homenageada com a medalha é um momento histórico. O convite para estar aqui nessa cerimônia foi lindo demais”, afirmou Creuza.
A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, primeira vacinada da Bahia contra a Covid-19, também foi homenageada. Segundo ela, a medalha representa o marco da luta pela liberdade do povo baiano e brasileiro. “Essa honraria é de todos os profissionais da saúde que, no dia a dia, se dedicam a cuidar da população, que se doam. Eu sou apenas uma representante. Me sinto honrada por estar aqui hoje”.
A Ordem 2 de Julho
Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner no dia 22 de julho de 2010.
Medalha
O 2 de Julho é considerado o Dia da Independência da Bahia. Nessa data, o estado comemora a vitória das tropas brasileiras sobre os portugueses e a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.
Mín. 17° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Tempo nublado