Sábado, 28 de Maio de 2022 09:57
Anúncio
Saúde Saúde pública

Ministério da Saúde faz visita técnica para habilitação da UPA Santo Antônio

A vistoria teve como intuito verificar se a unidade dispõe de todas as qualificações exigidas pelo órgão do governo federal para finalização do processo de habilitação do equipamento de urgência e emergência.

20/04/2022 20h35 Atualizada há 1 mês
2.318
Por: Adan Nascimento Fonte: Secom Prefeitura de Salvador
Max Haack/Secom
Max Haack/Secom

Uma equipe do Ministério da Saúde realizou, nesta quarta-feira (20), uma visita técnica às instalações da UPA Santo Antônio, localizada na região da Cidade Baixa. A vistoria teve como intuito verificar se a unidade dispõe de todas as qualificações exigidas pelo órgão do governo federal para finalização do processo de habilitação do equipamento de urgência e emergência.

 

Com a habilitação, o município passará a receber recursos da gestão federal para ajuda de custeio da UPA. Inaugurada em julho de 2020, a unidade é a maior do tipo no Norte/Nordeste, com mais de 4 mil m² de área construída.

 

“A UPA Santo Antônio é um equipamento que conta com estrutura robusta, cerca de 200 profissionais de saúde envolvidos com a operacionalização, além da capacidade de acolher cerca de 10 mil pessoas por mês da região da Cidade Baixa. Estamos confiantes em relação à validação da habilitação da unidade, auxiliando assim o município no custeio desse importante ponto de atendimento de urgência e emergência”, explicou o secretário municipal da Saúde (SMS), Decio Martins.

 

Estrutura – A UPA Santo Antônio possui seis consultórios médicos, um consultório odontológico, laboratório, central de material esterilizado, duas salas de classificação de risco – uma para paciente adulto e outra para pediátrico, sala de reanimação, sala de sutura, sala de gesso, sala de medicação, sala de inalação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrico. Além disso, há uma recepção, áreas administrativas e salas para infraestrutura, tais como copa, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado.

 

São 26 leitos no total, sendo quatro de reanimação, 19 leitos de observação adulto, cinco pediátricos e mais três de isolamento. Há, ainda, duas salas de inaloterapia (adulto e pediátrico), duas salas de administração de medicamentos (adulto e pediátrico), além de salas de RX, ECG e sutura, serviço social, farmácia, laboratório e almoxarifado.

 

Atendimento domiciliar – Iniciativa pioneira em Salvador, a UPA Santo Antônio tem o Serviço de Atenção Domiciliar, com duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad). A iniciativa oferece aos pacientes com casos leves atendimento e acompanhamento médico em casa, evitando assim hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.

 

Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência. É uma forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção.

 

Psiquiatria – Também de forma inédita nas UPAs, o atendimento psiquiátrico é feito por um médico da área e funcionará em regime 24h. O serviço permite o atendimento de casos como surto psicótico, por exemplo, sendo o paciente encaminhado depois para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), se necessário.

 

Samu – A UPA Santo Antônio abriga ainda uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que antes funcionava no Centro Terapêutico Municipal Álvaro Rubem Pinho, no Bonfim. Além de ser mais amplo e proporcionar mais conforto às equipes, o novo local também é estratégico para atender às demandas da região e dar suporte à regulação de pacientes para os hospitais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias