Sábado, 28 de Maio de 2022 11:24
Anúncio
Política Segurança da mulher

Salvador: CEU de Valéria inscreve mulheres em curso de defesa pessoal

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril, através do link disponível nos perfis do Instagram @ceudasartessalvador, @cuidandodasrosas e @deliolima1. Estão sendo oferecidas 50 vagas, para mulheres a partir de 18 anos.

31/03/2022 19h36 Atualizada há 2 meses
862
Por: Adan Nascimento Fonte: Secom Prefeitura de Salvador
Otávio dos Santos/Secom/Prefeitura de Salvador
Otávio dos Santos/Secom/Prefeitura de Salvador

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), abriu inscrição para a segunda edição do curso de defesa pessoal “Cuidando das Rosas”. Direcionado para mulheres, a capacitação ensina técnicas de proteção às vítimas de violência, assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril, através do link disponível nos perfis do Instagram @ceudasartessalvador, @cuidandodasrosas e @deliolima1. Estão sendo oferecidas 50 vagas, para mulheres a partir de 18 anos. O curso tem a duração de oito dias, com aulas às terças e quintas do mês de abril, às 17h, na sede do CEU.

 

A ideia de oferecer a capacitação surgiu após uma colaboradora do centro sofrer agressões do ex-marido. A vítima foi orientada sobre os procedimentos legais, mas a coordenação do equipamento compreendeu que poderia ser feito mais. “Como professor de artes marciais, entendi que poderíamos não apenas orientar a vítima, mas cuidar efetivamente dela. Daí nasceu o Cuidando das Rosas”, explicou o coordenador e professor de jiu-jitsu e defesa pessoal, Délio Lima.

 

Alta procura– De acordo com Lima, a procura pelo curso surpreendeu, atraindo várias mulheres vítimas de violência doméstica, interessadas em aprender técnicas de autodefesa. O projeto reúne também empoderamento feminino, prevenção, acompanhamento psicossocial e desenvolvimento da autoconfiança. Além das técnicas de defesa pessoal, o curso trabalha questões relacionadas à autoestima feminina, inteligência emocional e diversos temas transversais. 

 

Na primeira edição do curso, realizada ano passado, 30 mulheres foram formadas. “Os relatos foram muito positivos, sobre autoafirmação e autonomia”, lembra o professor. Durante o treinamento, as mulheres são capacitadas a se defender, através de movimentos simples, que imobilizam os agressores e podem salvar suas vidas. Com o aprendizado das técnicas, elas se sentem mais confiantes. 

 

 O coordenador do CEU destacou ainda que, até chegar no estágio da agressão física, a mulher já sofreu, pelo menos, outros cinco tipos de agressão. “Atuamos também no sentido de evitar que chegue a esse ponto. Entretanto, no momento da violência, na maioria das vezes, ela não tem um agente da justiça ao lado dela, por isso há a necessidade de saber o que fazer”, afirmou Lima. Ele complementou que o aumento do índice de feminicídio na pandemia é uma alerta sobre a importância do conhecimento de formas de defesa pessoal. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias