Sábado, 28 de Maio de 2022 10:27
Anúncio
Cultura Cultura

Espaço Salvaguarda do IPAC será inaugurado nesta quarta-feira (16)

Aberto ao público, o espaço contará com exposições de fotos, livros, documentários, além de apresentações culturais e rodas de bate papo

16/03/2022 12h31
67
Por: Adan Nascimento Fonte: Ana Rosa Ribeiro/Coordenadora de Comunicação do IPAC
Divulgação
Divulgação

Com o intuito de promover a preservação e a valorização das ações de salvaguarda dos Patrimônios Culturais Imateriais do Estado, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) inaugura, nesta quarta-feira (16), às 14h, o Espaço Salvaguarda do IPAC. Com acesso aberto ao público e gratuito, de segunda a sexta, das 14h às 16h, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para divulgação dos produtos gerados a partir do Programa Aldir Blanc Bahia, por meio de edital do instituto.

O espaço, que fica localizado na Rua Gregório de Mattos, n° 29, Pelourinho, trará exposição com o tema: “O que é que a Bahia também tem”, incluindo fotos, livros, revistas, documentários, além de manifestações e apresentações culturais e rodas de bate papo.

Na programação de inauguração, nesta quarta-feira (16), os detentores do Bembé do Mercado de Santo Amaro apresentarão cânticos de abertura Padê de Exú. Já no próximo dia 17, haverá a exibição do vídeo documentário da Festa de Santa Bárbara. E no dia 28, para concluir o mês de março, o professor Alcides Caldas vai ministrar uma palestra com o tema “A cultura do dendê na Bahia: dificuldades, resiliência e perspectiva”.

Para o diretor de Preservação do Patrimônio Cultural (Dipat) do IPAC, Roberto Pellegrino, a ideia é criar um espaço para que os patrimônios culturais imateriais baianos sejam reconhecidos, preservados e contemplados. “Nos deparamos com muitos produtos de qualidade que refletem as riquezas culturais da nossa Bahia, e não poderíamos deixá-los guardados. É necessário que a população tenha contato com esse valoroso material e tenha consciência da sua importância e salvaguarda”, disse o diretor. 

O acesso ao espaço obedecerá aos protocolos de prevenção à covid 19, como a exigência do uso de máscara e da apresentação do comprovante de vacinação (Decreto Estadual 20.968).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias